fundacao_dom_cabral

TRILHA DE CAPACITAÇÃO BASIS

Assista a palestra “A transformação social e o desenvolvimento da saúde no mundo pós-pandemia” com mediação de Marcio Rabelo, Professor Associado na Fundação Dom Cabral, e participação do filósofo Luiz Felipe Pondé, de João Aidar Coelho, médico e diretor do Instituto SAB, e de Nadia Rampi, Diretora Estatuária e Líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim.

O evento on-line marcou o encerramento da trilha de capacitação Basis, uma parceria entre o Instituto SAB e a Fundação Dom Cabral, que reuniu 32 gestores de 12 iniciativas da área da saúde para desenvolver modelos de negócios através de mentorias em temas como Estratégia, Governança, Pessoas, Processos, Mobilização de Recursos, Finanças e Comunicação. 

O Dr. João Aidar, diretor do Instituto SAB, comenta sobre a parceria de longa data com a Fundação Dom Cabral e ressalta as principais características da FDC que fizeram a diferença na hora de dar procedimento ao Basis, a Trilha de Capacitação que transformou a rotina e o modo de gestão das 12 iniciativas participantes.

Áurea Barros, Superintendente Executiva do Instituto SAB, nos conta mais sobre a parceria com a Fundação Dom Cabral, que viabilizou a primeira edição do Basis, a Trilha de Capacitação que proporcionou às iniciativas selecionadas a oportunidade de ter contato com temas essenciais para a gestão de seus projetos de impacto social na área da saúde.

O BASIS é a Trilha de Capacitacão para auxiliar iniciativas sociais. Um projeto do Instituto SAB em parceria com a Fundação Dom Cabral. O BASIS agregou conhecimento, experiência e transformou as iniciativas participantes. Confira mais na primeira parte dos depoimentos enviados por elas!

O BASIS está chegando na reta final, após sete etapas de cursos on-line para as iniciativas participantes. Esse é um projeto pioneiro, formatado pela Fundação Dom Cabral e apoiado pelo Instituto SAB. Confira agora a segunda parte dos depoimentos.

Durante a pandemia, o Instituto SAB e a Fundação Dom Cabral lançaram a trilha de capacitação Basis para auxiliar iniciativas sociais. Um programa pioneiro que em sua primeira edição apoiou on-line 12 projetos da região Sudeste. Assista agora a terceira parte dos depoimentos

HISTÓRIA

       Trilha de Capacitação Basis foi o nome utilizado para batizar o projeto que o Instituto SAB realizou em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma escola de negócios que tem unidades localizadas em diversos estados brasileiros e considerada a 10ª melhor do mundo de acordo com o ranking de educação executiva do renomado jornal inglês Financial Times. O objetivo era ajudar pequenas organizações sociais para que elas pudessem se desenvolver melhor e, assim, se tornarem autossuficientes.

        Para isso, um patrocinador, papel que coube ao Instituto SAB, escolheu 12 organizações que foram acompanhadas durante 8 meses e cada uma delas pôde participar com até três pessoas. O primeiro passo do trabalho foi fazer um diagnóstico da entidade, avaliando como estava a sua situação naquele momento. 

        Em seguida, foi feita a capacitação dessas pessoas que participaram de aulas e workshops on-line, com linguagem acessível para que todos pudessem acompanhar. Naquele momento, eles receberam todo tipo de conhecimento –  financeiro, jurídico e de governança, por exemplo – necessários para gerenciar a sua organização e fazer com que ela crescesse e consiguisse se colocar melhor no mercado, obtendo assim novos apoiadores.

        Por fim, foi feita uma análise para avaliar como o treinamento estava sendo colocado em prática e o resultado foi muito satisfatório, tanto para o patrocinador quanto para as iniciativas participantes como se pode ser nos depoimentos acima.

        Para encerrar, deixamos como lembrança o vídeo de lançamento do projeto.

 

Copyright © 2021 | Instituto SAB - Abraçando Causas